Plataforma digital da UFSCar mapeia áreas para restauração ambiental em Unidades de Conservação de SP
Jessica Carvalho R.
Plataforma digital da UFSCar mapeia áreas para restauração ambiental em Unidades de Conservação de SP

Um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu menção honrosa na categoria Aplicações para Políticas Públicas do Prêmio MapBiomas, durante o MapBiomas User Summit realizado em 7 de julho, em São Paulo. A iniciativa premiada é uma plataforma digital que identifica cerca de 40 mil hectares com potencial de restauração em Unidades de Conservação do estado.

O projeto, intitulado "Plataforma de Áreas Restauráveis em Unidades de Conservação do Estado de São Paulo", foi desenvolvido pelos pesquisadores Paulo Guilherme Molin (CCN/UFSCar - Campus Lagoa do Sino), Paulo André Tavares (egresso da UFSCar) e Patrick Faria Fernandes (mestre pelo PPGPUR - Campus Sorocaba). Também colaboraram especialistas da FIA/USP, da empresa Bioflore e da Fundação Florestal.

A ferramenta reúne dados como uso do solo, declividade, distância de rodovias e viveiros, além do potencial de regeneração natural ou necessidade de restauração ativa. Os dados, integrados a mais de 90 camadas georreferenciadas, foram cruzados com uso de inteligência artificial, tornando a plataforma uma base estratégica para projetos de restauração socioambiental.

A iniciativa já foi apresentada na COP 29 da ONU e está disponível ao público no endereço plataforma.fflorestal.sp.gov.br. O projeto tem apoio do Programa Biota/Fapesp e do Centro de Ciência para o Desenvolvimento - Estratégia Mata Atlântica.

“Este novo reconhecimento ressalta a capacidade da Universidade de transformar ciência e geotecnologia em soluções aplicáveis e impactantes para conservação e políticas públicas no Brasil”, afirmou o professor Molin.

O Prêmio MapBiomas, criado pela Rede MapBiomas em parceria com o Instituto Ciência Hoje, está em sua sétima edição e destaca projetos que utilizam dados para promover a conservação ambiental, o manejo sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Fonte: São Carlos Agora. Leia o artigo original: Plataforma digital da UFSCar mapeia áreas para restauração ambiental em Unidades de Conservação de SP

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes