Projeto Contribuinte da Cultura promove workshops com Victor Biglione
Redação
Projeto Contribuinte da Cultura promove workshops com Victor Biglione

O guitarrista Victor Biglione, através do Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura, realiza dois workshops em São Carlos, no dia 25 de junho (sábado), no Onovolab, com os temas “A guitarra no blues, jazz e rock”, às 10h30 e “Música para Cinema”, às 15h30. A ação tem patrocínio da embaixada dos Estados Unidos no Brasil por meio do programa American Spaces e realização do Centro Binacional CICBEU, do IMA e do Onovolab São Carlos.

As inscrições para os workshops são gratuitas e devem ser feitas no formulário https://bit.ly/3xAmMUZ . Os interessados podem participar de uma ou das duas atividades oferecidas, com direito a certificado de participação.

Na véspera, 24, Victor Biglione realiza uma apresentação musical exclusiva no Gabrielle Cultural Lounge. O disco “Homenagem a Tom Jobim”, lançado em 2009, é a base do show que será apresentado com o Gabrielle Jazz Band: Murilo Barbosa, piano e direção musical; Fabiano Nunes, baixo acústico e Alan Ramos, bateria. “Vamos tocar muita coisa do Tom e muito jazz norte-americano, pois Tom foi muito influenciado pelo estilo, ele ouvia muito”, conta Biglione.

Para Fátima Camargo, presidente do IMA / Projeto Contribuinte da Cultura, "a oportunidade de termos Victor Biglione em nossa cidade se tornou possível pela iniciativa do Gabrielle Cultural Lounge de trazer esse guitarrista extraordinário. Além disso, com a receptividade de Biglione e o apoio das entidades parceiras, surgiram possibilidades de transmissão de conhecimento, de contato com o artista, do intercâmbio de ideias e de histórias, como as que sempre acontecem nos encontros marcantes que caracterizam os workshops."

O CICBEU é um Centro Binacional certificado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e desenvolve diversas ações culturais, sociais e educacionais voltadas à população de São Carlos em consonância com os objetivos da Missão Diplomática dos EUA como, por exemplo, redução das desigualdades, inclusão social, empoderamento feminino e questões ambientais. Tem como uma de suas missões o fomento a atividades culturais como meio de promoção do diálogo e respeito intercultural.

Para Yúri Marmorato, diretor do CICBEU, proporcionar ao público de São Carlos a oportunidade de aprender e dialogar com o Victor Biglione está completamente relacionado com essa missão. “Victor Biglione é um artista que funde os ritmos musicais norte-americanos e latinos americanos com enorme maestria. Sua arte é prova de que podemos criar coisas incríveis quando nos abrirmos ao diálogo com outras culturas e outras experiências”, comenta.

OS WORKSHOPS

Em “A guitarra blues, jazz e rock”, às 10h30 do sábado, Victor Biglione abordará as harmonias, frases, estruturas, padrões e articulações usados nos diferentes estilos, com demonstrações ao vivo. O artista também vai falar de sua experiência em estúdio, com participações em discos de mais de cem artistas da música brasileira e da música internacional, numa conversa sobre carreira e eventuais trocas musicais com os participantes.

Já o workshop sobre trilha sonora “Música para Cinema”, às 15h30, também no Onovolab, Victor vai contar sobre seus processos criativos ao trabalhar com música e imagem. Premiado compositor para cinema e televisão, vai exibir e comentar trechos de suas obras premiadas, mostrando como realizou cada trilha, desde sua concepção até a execução.

VICTOR BIGLIONE

Nascido em Buenos Aires, 22 de fevereiro de 1958, é um virtuoso guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador, e compositor argentino radicado no Brasil. É naturalizado brasileiro desde 1982.  Fez parte de um dos mais importantes grupos brasileiros de música, A Cor do Som.

Victor Biglione tem mais de 11 discos autorais lançados desde 1985. Victor foi indicado ao Grammy Latino em 2016 por seu disco instrumental “Mercosul”, além de já ter ganhado o Grammy em 1998 junto com o grupo norte americano Manhattan Transfer. Tocou com grandes nomes da MPB como Milton Nascimento, Elis Regina de Gonzaguinha; do jazz como ChickCorea, Lee Koonitz e do rock com álbum em duo gravado com o guitarrista Andy Summers, do The Police; com Andreas Kisser, do Sepultura, entre outros. É também compositor premiado de trilhas para cinema e televisão, com dois Kikitos de Ouro (Festival de Gramado) em 1996 e 2007.

Fonte: São Carlos Agora . Leia o artigo original: Projeto Contribuinte da Cultura promove workshops com Victor Biglione

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!