Projeto da UFSCar cria 'heróis' que ensinam sobre prevenção da Covid-19

HQ Heróis Unidos traz os personagens Aquabão, Super Máscara e Garoto Espaço, personagens com três poderes fundamentais para o combate ao novo coronavírus

Foto: Reprodução: ACidade ON
Projeto da UFSCar cria 'heróis' que ensinam sobre prevenção da Covid-19

Um projeto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (DTO-UFSCar) está produzido histórias em quadrinhos que ensinam como se prevenir da Covid-19. Desde o início da pandemia, quase 9 mil gibis e máscaras foram distribuídos para 11 entidades assistenciais.  

O projeto surgiu a partir da dificuldade de levar informações para famílias em situação e vulnerabilidade no município, principalmente para crianças e adolescentes que ainda estão em ensino remoto.  

"O HQ surgiu a partir de uma ação extensão da universidade. Ele foi construído no início da pandemia para que a gente pudesse pensar em algumas estratégias de cuidar da saúde mental da criança e do adolescente em São Carlos. Cada um dos personagens representa um poder, uma estratégia de enfrentamento da Covid-19, e a partir da união desses três poderes a gente seria capaz de vencer o coronavírus", explicou Martha Minatel, professora do DTO-UFSCar e coordenadora da iniciativa.  

Agora, por meio de uma linguagem direcionada às crianças e adolescentes e com três heróis que garantem a representatividade, o HQ Heróis Unidos apresenta Aquabão, Super Máscara e Garoto Espaço, personagens com três poderes fundamentais para o combate ao novo coronavírus.  

O aluno Alex Masson, do curso de Engenharia de Materiais da UFSCar, foi responsável pela criação dos personagens, enquanto o educador Kaua Nakayama desenvolveu passatempos que também estão nos gibis e contribuem com o aprendizado das crianças sobre as medidas de prevenção a Covid-19.   

Projeto da UFSCar tem heróis que ensinam sobre prevenção da Covid-19. Foto: Reprodução

Medida que ajuda
Os filhos da dona de casa Juscilene Ribeiro receberam a história em quadrinho e ela aprovou a ideia. "Esse gibi tem uma linguagem simples e que a criança consegue entender, não tem aquelas palavras complicadas. É muito bom porque ensina o que a gente está sempre falando para as crianças", comentou.  

O Victor Hugo Bronca, de 8 anos, conta que já aprendeu com a iniciativa. "Eu aprendi que é muito importante usar máscaras e protege uma pessoa e a outra".  

Distribuição
A parceria com o poder público e outras entidades possibilitou a impressão de 8.600 tiragens dos HQs que inicialmente foram entregues para as entidades assistenciais do município e distribuídas entre as pessoas assistidas pelos projetos.  

Posteriormente, os gibis serão deixados nas unidades de Acolhimento, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Unidades de Saúde da Família (USFs).  

Mais informações sobre o HQ ou outras dúvidas em relação ao enfrentamento da Covid-19 para toda a população podem ser encontradas no site do InformaSUS da UFSCar.

"